Search
  • leandro sa

Manutenção Preventiva de Equipamentos na Industria.

Updated: Mar 27, 2021

O objetivo de um programa de manutenção preventiva bem-sucedido é estabelecer práticas consistentes destinadas a melhorar o desempenho e a segurança do equipamento em sua empresa.


O plano de manutenção preventiva é uma abordagem estruturada que visa garantir que qualquer equipamento usado em uma empresa está funcionando com o mais alto grau de eficiência possível. O objetivo é minimizar as oportunidades de quebra da máquina, o que podem prejudicar a produtividade da empresa. Embora um plano desse tipo varie de acordo com a natureza da operação de cada empresa, existem alguns princípios básicos que fazem parte de qualquer estratégia de manutenção preventiva, como testes regulares, ajustes periódicos, calibração, substituição de peças desgastadas e rotina de limpeza.


Em se tratando de teste de integridade não podemos desconsiderar o posicionamento crítico em que esses instrumentos são aplicados, na maioria dos casos eles serão os juízes que farão a liberação do lote de determinado produto, logo a sua integridade operacional deve estar em dia de forma a oferecer o melhor e mais confiável desempenho.


Peças sobressalentes embora fisicamente simples podem comprometer todo um dossiê do processo produtivo. Sabemos que parte do processo documental de produção tem como base sua “data”, vinculada a diversas outras variáveis que podem ser questionadas por exemplo em uma auditoria de um órgão regulador (Anvisa, Mapa, FDA etc). E em um dos relatórios emitidos por um instrumento ou sistema computorizado como ocorre no caso de testadores de integridade automáticos, forneceu em seu registro (impresso/digital) uma data incoerente ao período de produção, e mesmo assim foi anexado ao dossiê. Além do atraso que uma justificativa pode causar num mundo em que tempo é dinheiro há o fator humano e constrangimentos podem ocorre e, tudo por conta de uma pequena bateria de lítio, de uma BIOS (Basic Input/Output System) por exemplo que deveria estar em um plano de manutenção preventiva.


Planejamento é fundamental para organizar a manutenção em uma indústria

O teste como uma base do planejamento de manutenção envolve geralmente uma análise em curto prazo do equipamento, conectado com cada função que o aparelho realiza regularmente. Não é raro que testes desse tipo sejam realizados no final de um dia de trabalho ou no fim de semana.


Em fábricas que operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, e sem que haja equipamentos ou métodos reserva (o que é comum), uma parada devido falha do equipamentos, pode causar prejuízos consideráveis. Muitas vezes, a execução desses avaliações periódicas ajudam a identificar potenciais problemas que poderiam causar, ao longo do tempo paradas indesejáveis ao equipamento, quiçá a produção. Junto com as avaliações periódicas, um plano preventivo de manutenção também inclui ajustes de rotina e substituição de componentes desgastados. Isso ajuda a manter o equipamento em conformidade com as normas de produção e evitar eventuais transtornos por inatividade. Criar e seguir um cronograma é essencial para o sucesso de qualquer planejamento de manutenção preventiva. Não fazer isso pode levar a atrasos que oneram a empresa, além de pagamento de funcionários, que deve esperar enquanto a máquina estiver sendo reparada.


Em aplicações especificas como para os testadores de integridade, durante a elaboração de um plano preventivo é fundamento o uso de documentações e conhecimento de empresas especializadas. Sempre ressalto os cuidados em contatar o fabricante, pois aqueles que beirão o monopólio ou se valem do desconhecimento do cliente/usuário quanto as práticas éticas industrias, podem e, muitas vezes amarram as informações compartilhadas a estratégias comerciais.


A Chave pode ser barata...


...mas pode te deixar horas do lado de fora, ou ainda te custar uma grana não prevista ao acionar o chaveio 24h.


É uma simples analogia para motivar a reflexão do que é a chave para sua empresa e quanto custar ficar do lado de fora, ou ainda, quanto sairia o serviço do chaveiro somado ao tempo de espera até que tudo se resolva.


Pense, e na duvida entre em contato com SA Solutions.

0 views0 comments